quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Combinar café e analgésico pode ser prejudicial


Um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, apresentado nesta quarta-feira sugere que combinar o analgésico paracetamol – presente na maioria dos remédios contra dor de cabeça e febre – com café pode ser prejudicial à saúde. Segundo os pesquisadores americanos, a ingestão simultânea do medicamento não só com café, mas com qualquer bebida que contenha cafeína, causa danos ao fígado. Por enquanto, os testes foram feitos em bactéria e ratos, mas os cientistas afirmam que há riscos para os humanos.

Antes deste estudo, o que se sabia era que combinar paracetamol com álcool faz mal ao fígado – especialmente porque a bebida potencializa o efeito tóxico da droga. Entretanto, esta é a primeira vez que o uso do remédio associado à cafeína é questionado.

O estimulante, na verdade, é adicionado a muitos dos analgésicos com paracetamol à venda no mundo todo. Acredita-se que a cafeína aumenta o poder de aliviar a dor do paracetamol. Embora novos testes – desta vez em humanos – precisem ser feitos para comprovar a tese dos pesquisadores americanos, eles recomendaram moderação ao combinar as duas substâncias.

Nenhum comentário: